PT | EN

Início

 

 

grupo

 

JOCLAD 2018 - O que realmente aconteceu...

 

As XXIV Jornadas de Classificação e Análise de Dados – JOCLAD 2018 decorreram, entre 05 e 07 de abril, no Alfeite, Base Naval de Lisboa, na Escola Naval (EN).

As JOCLAD 2018 foram uma organização conjunta entre a EN e a CLAD:

Presidente das Jornadas

José Dias (Presidente da CLAD) 

Secretário das Jornadas

M. Filomena Teodoro (Escola Naval, CINAV, Marinha Portuguesa  e CEMAT-IST) 

Comissão Organizadora Local

Conceição Rocha (LIADD -  INESC TEC)

M. Filomena Teodoro (Escola Naval, CINAV, Marinha Portuguesa e CEMAT-IST)

Marlene Gois (Escola Naval, CINAV, Marinha Portuguesa)

Miguel Moreira (Escola Naval, CINAV, Marinha Portuguesa)

Rui Parreira (CINAV e Arsenal do Alfeite)

Suzana Lampreia (Escola Naval, CINAV, Marinha Portuguesa)

Valter Vairinhos (Escola Naval, CINAV, Marinha Portuguesa)

Victor Lobo  (Escola Naval, CINAV, Marinha Portuguesa e Universidade Nova de Lisboa)

Presidente da Comissão Científica: Carlos Ferreira (Universidade do Porto)

 

PROGRAMA CIENTÍFICO:

Os três dias de trabalhos permitiram excelentes oportunidades de diálogo entre os 89 participantes, num agradável ambiente quase familiar. No total tiveram lugar 43 comunicações orais (plenárias, temáticas e livres), 14 comunicações em poster e um minicurso. Todas as sessões mostraram a grande variedade e dinamismo da investigação atual em Data Science.

 

PRIMEIRO DIA, QUINTA-FEIRA 5 DE ABRIL DE 2018:

Minicurso: “Environmental Statistics” por Wolfgang Schmid da European University Viadrina.

 

 cursoa

 

Sessão de abertura: com o Almirante Simões Marques (Comandante da EN), os Prof. Victor Lobo ( Sub-Director do Centro de Investigação Naval - CINAV), José G. Dias (Presidente da Associação de Classificação e Análise de dados - CLAD), Carlos Ferreira (Presidente da Comissão Científica das JOCLAD 2018) e Filomena Teodoro (Secretário das Jornadas), os quais deram as boas vindas e desejaram proveitosas sessões de trabalho.

 abertura

 

 

Sessão plenária: “Deep Gaussian Mixture Models”, da autoria de  Cinzia Viroli da  Universidade de Bolonha, Itália.

 convidado1

Sessões paralelas, de comunicações orais, dedicada aos temas “Análise de Dados Simbólicos” e “Modelos Longitudinais e Previsão”.

1 Sessão de Posters

  sessao_poster

 

 

SEGUNDO DIA, SEXTA-FEIRA 6 DE ABRIL DE 2018:

Sessão plenária: “Spatial and Spatio-Temporal Nonlinear Processes”, da autoria de Wolfgang Schmid da  European University Viadrina, Germany.

 

 convidado2

 

2 Sessões paralelas, de comunicações orais, dedicadas aos temas “Aplicações na Saúde”, “Classificação”,“Modelos com Variáveis Latentes” e  “Análise Multivariada”.

2 Sessões temáticas: do INE, sobre “Desafios nas Estatísticas Oficiais VII” e do Banco de Portugal, com o tema “Estatísticas do Banco de Portugal”.

INE1 BP

 

Sessão Bolsas CLAD 2018, com a atribuição de 1 prémio e a apresentação do respetivo trabalho.

premio1

 

No final do dia, realizou-se, ainda, a Assembleia Geral da CLAD.

 

TERCEIRO DIA, SÁBADO 6 DE ABRIL DE 2018:

Sessões paralelas, de comunicações orais, dedicadas aos temas “Modelos com Variáveis Latentes” e “Aplicações em Ciências da Saúde”.

Sessões temáticas da Associação Portuguesa de Demografia, dedicada ao tema “Demografia” e da Sociedade Portuguesa de Estatística, com a temática “Estatística/Metodologia/Aplicações Bayesianas”

Sessão plenária: “A Case Against a Few Traditional Quality Control Charts " com autoria do Professor Manuel  Cabral Morais,  do Instituto Superior Técnico,  University of Lisbon (Portugal).

 convidado3

 

PROGRAMA SOCIAL 

No final do primeiro dia numa visita guiada às instalações da EN, consistindo numa visita ao Museu e parque de sinais da Escola Naval, culminando com o porto de honra. 

 social1 social2 social3 

No segundo dia tivemos o privilégio de participar numa visita guiada às instalações do NRP Corte Real, ao simulador da Escola Naval. No fim, o habitual jantar das Jornadas na Fragata D. Fernando e Glória, com a presença do comandante da Escola Naval, o Almirante Simões Marques,  onde, após a sobremesa, fomos brindados por um momento musical contando com a  fantástica voz do Colega Victor Lobo. 

simula jantar1 jantar2 jantar3 jantar10 jantar11 jantar13 jantar14 jantar15

 

  PASSAGEM DE TESTEMUNHO: No final do terceiro dia decorreu a sessão de encerramento, carregada de emoções, onde ficamos a saber que para o ano rumamos a Norte, onde as Prof. Ana Cristina Matos e  Prof. Carla Henriques do Instituto Politécnico de Viseu e a sua equipa nos receberão de braços abertos para mais umas Jornadas que, mais uma vez, serão memoráveis. Até lá!...

 testemunho

 

Comissão Organizadora Local das JOCLAD 2017

 

 

Escola Naval